‘Gilmarpalooza’ atrai 150 líderes em Lisboa, enquanto os Poderes discutem os gastos.

'Gilmarpalooza' atrai 150 líderes em Lisboa, enquanto os Poderes discutem os gastos.

O 13º Fórum de Lisboa: Uma Análise da “Gilmarpalooza”

O 13º Fórum de Lisboa, popularmente conhecido como “Gilmarpalooza”, será realizado entre os dias 2 e 4 de outubro. O evento, que será liderado pelo ministro do STF, Gilmar Mendes, promete atrair pelo menos 150 autoridades do governo Lula (PT), do Judiciário, do Congresso e de outros órgãos públicos.

Com cerca de 400 palestrantes e mais de 2.500 inscritos, o evento reunirá uma diversidade de participantes, incluindo políticos, ministros, empresários, desembargadores e advogados.

Participação Governamental e Custos

Ao menos 45 integrantes do governo federal estão confirmados para a viagem a Lisboa, incluindo ministros como Camilo Santana (Educação), e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União). Parte das despesas será coberta com recursos públicos, como passagens e diárias. No entanto, a organização do evento esclareceu que não arcará com os custos de convidados.

Ministros e Lideranças no Evento

Entre as presenças confirmadas estão os ministros do STF, Alexandre de Moraes, André Mendonça e Flávio Dino. O Tribunal também afirmou que não pagará passagens ou diárias de seus ministros. Contudo, a AGU contradisse essa informação, alegando que os custos de um de seus ministros seriam bancados pelo evento.

Despesas e Transparência

O evento tem gerado controvérsia nos últimos anos devido às suas despesas e à falta de transparência. Críticos apontam um possível conflito de interesses, especialmente com a presença de empresários com processos em andamento no STF. Defensores da iniciativa, no entanto, asseguram que todos os protocolos legais serão seguidos e destacam a importância de debater questões de interesse público.

Gilmarpalooza em Números

  • Participantes: Mais de 400 palestrantes
  • Inscritos: 2.500
  • Integrantes do Governo: 45
  • Ministros do STF: 5
  • Ministros do STJ: 18
  • Parlamentares: De 20 a 50
  • Valor do ingresso: R$ 800 (isenção para autoridades)

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/politica/2296521/gilmarpalooza-recebe-150-autoridades-em-lisboa-e-poderes-tergiversam-sobre-gastos?utm_source=rss-politica&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima