Crítico do PT, Roberto Requião se unirá ao PDT ainda este mês.

Crítico do PT, Roberto Requião se unirá ao PDT ainda este mês.

Roberto Requião se Filia ao PDT: Uma Nova Oportunidade Política no Paraná

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) realizará um importante ato de filiação no dia 16 de julho. O evento marcará a entrada do advogado, jornalista e ex-governador do Paraná, Roberto Requião, e do deputado estadual Requião Filho no partido. Comandado pelo presidente nacional, Carlos Lupi, a mobilização reunirá dirigentes, parlamentares e várias lideranças políticas.

Trajetória Política de Requião e Requião Filho

Antes de fazer a mudança para o PDT, ambos estavam no Movimento Democrático Brasileiro (MDB) até 2022, quando migraram para o Partido dos Trabalhadores (PT) para apoiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições. O ex-governador expressou, na época, que sua decisão tinha como objetivo “ajudar a derrotar o bolsonarismo no Paraná”.

Entretanto, em março de 2024, Requião decidiu se desligar do PT, alegando sentir-se abandonado pelo partido. Ele criticou publicamente a nova aliança do PT, referindo-se ao governador Ratinho Júnior (PSD) como “Rato”, enfatizando sua insatisfação com a direção atual do partido.

Desafios Recentes

No mesmo ano, Requião anunciou sua candidatura à prefeitura de Curitiba pelo Partido Mobiliza, ex-PMN, mas não conseguiu avançar para o segundo turno.

Motivos de Insatisfação com o PT

A saída de Roberto Requião do PT foi acompanhada de uma lista de insatisfações que ele compartilhou em suas redes sociais. Entre os principais pontos levantados, estavam:

  • O apoio do PT à candidatura de Luciano Ducci (PSB) na prefeitura de Curitiba.
  • A aliança com o governador Ratinho Júnior.
  • O retorno de pedágios no Estado.
  • O apoio à privatização de empresas paranaenses.

Próximos Passos

Ainda sem um anúncio oficial sobre sua candidatura nas Eleições de 2026, Requião manifestou interesse em retornar ao Senado Federal, enquanto seu filho expressou a intenção de concorrer ao governo do Paraná.

Requião Filho declarou que a ideia de se filiar ao PDT é criar uma nova plataforma política, afirmando que seu objetivo é desenvolver um programa que atenda a todas as necessidades dos paranaenses, desde os menores até os maiores.

A declaração foi feita durante a participação do ministro em um painel no Fórum de Lisboa, onde ele discutiu sobre controle de constitucionalidade e separação de Poderes.

Considerações Finais

A filiação de Roberto Requião e Requião Filho ao PDT pode representar uma nova fase na política paranaense, especialmente em um momento em que o diálogo e a união entre as lideranças são vitais para a construção de um futuro melhor para o estado.

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/politica/2297596/critico-do-pt-roberto-requiao-ira-filiar-se-ao-pdt-neste-mes?utm_source=rss-politica&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima