Enel Distribuição São Paulo: Aumento de Tarifas Aprovado pela Aneel
Impactos do Reajuste nas Tarifas
Os ajustes variam de acordo com a classificação dos consumidores:
- Alta tensão: para grandes indústrias, o reajuste será de 15,77%.
- Baixa tensão: para residências e pequenos comércios, a alta média será de 13,47%.
A Enel SP atende a impressionantes 8,07 milhões de unidades consumidoras.
Fatores que Influenciaram o Reajuste
O reajuste foi amplamente impactado pelos encargos setoriais, que contribuíram com 6,44 pontos porcentuais, destacando os repasses obrigatórios para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).
Além disso, a aquisição de energia teve um impacto de 1,39%. Este aumento é atribuído, em grande parte, às cotas das usinas da Eletrobras (1,09%) e ao crescimento do custo da energia de Itaipu (0,63%), afetado pela valorização do dólar.
Aspectos Positivos no Reajuste
Curiosamente, os custos com transmissão apresentaram uma variação negativa de 0,52%. O término da Conta-Covid e da Conta Escassez Hídrica resultou em um alívio tarifário de 1,49% e 1,11%, respectivamente.
Fonte: https://www.noticiasaominuto.com.br/economia/2296613/aneel-aprova-alta-media-de-13-94-nas-tarifas-cobradas-pela-enel-sao-paulo?utm_source=rss-economia&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed

Jornalista e redator apaixonado por informação e conhecimento. Atua na produção de conteúdos para o RSS Viral, abordando temas como política, economia, esportes, turismo e educação, sempre com responsabilidade e compromisso com a verdade.